Apoie o DCM

Estudo diz que meia dose de AstraZeneca pode ser usada como vacina de reforço

Imagem do frasco da AstraZeneca
Frasco de vacina da AstraZeneca contra a Covid em centro de vacinação no México – Pedro Pardo – 18.jan.2022/AFP

Os resultados finais de um estudo realizado na cidade de Viana, Espírito Santo, indicam que meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 é efetiva e poderá ser usada também como dose de reforço, diz reportagem da Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Criticado por todos os ministros, Ernesto Araújo ainda tem apoio na família Bolsonaro

2 – Eduardo Bolsonaro ataca Weintraub e mostra que os bolsonaristas estão rachados em 2022

3 – Moro tem a ajuda do ex-bolsonarista Bivar para trocar de partido

O que diz o estudo sobre a AstraZeneca?

Pesquisa mostrou que, no esquema primário, quando são feitas as duas primeiras aplicações do imunizante, a meia dose teve efetividade semelhante à dose padrão para prevenção de 70% de casos novos da doença e não ocorreu nenhum óbito e nenhuma internação após a imunização completa.

Projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hucam-Ufes (Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo), que integra a rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Esses resultados foram apresentados para a Fiocruz, que produz a vacina da AstraZeneca no Brasil, e para a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Nesta sexta (21), será levado para a Ctai (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19), que auxilia o Ministério da Saúde nas políticas públicas de enfrentamento da pandemia.

Estudo mostrou ainda que a meia dose foi capaz de induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com a dose padrão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link