Apoie o DCM

Ministério da Economia diz que sistema do Tesouro Nacional sofreu ataque hacker

Ministério da Economia sofreu ataque hacker – Foto: Reprodução

O Ministério da Economia informou que a Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker. A invasão ocorreu na rede interna na noite de sexta-feira (13).

No comunicado, a pasta declarou que “as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”, segundo o jornal O Globo. Porém, o Ministério não contou qual o grau de prejuízo causado pela invasão ao sistema.

Os invasores fizeram um ataque de ransomware. Essa ação é quando os hackers pedem algo em troca de dados “sequestrados” de um computador ou celular.

Os criminosos criam um sistema para impedir que a pessoa prejudicada tenha acesso ao próprio arquivo. Ele só consegue recuperar se pagar o que os invasores pedem.

“Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, relatou o Ministério da Economia.

Leia mais:

1 – Desinformação bolsonarista faz pacientes recusarem Coronavac em Natal (RN)

2 – Zé de Abreu: Sérgio Reis é a versão sertaneja de Olavo de Carvalho

3 – Paolla Oliveira bomba nas redes após nota 10 no Super Dança dos Famosos

Ataque hacker não foi só no Ministério da Economia

Em fevereiro, o sistema do Governo Federal já tinha sofrido um ataque hacker. Na ocasião, a invasão ocorreu no Ministério da Saúde. “Este site está um lixo”, afirmaram os criminosos. Não houve vazamento de informações, segundo a pasta.