Apoie o DCM

Saiba o motivo do apagão no sistema do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde sofreu ataque

Os sistemas do Ministério da Saúde não voltaram a funcionar após um mês do ataque cibernético. A Rede Nacional de Dados em Saúde tem todos os registros dos estados e municípios na ponta do SUS, sendo a mais prejudicada. Os dados são fundamentais para o monitoramento da pandemia da Covid. Com a falha no RNDS, os números do coronavírus não são atualizados.

A Fiocruz não divulga novos boletins do InfoGripe desde o começo de dezembro. O ConecteSus é responsável por mostrar os dados da vacinação e exames para Covid-19. O aplicativo não é atualizado desde 24 do mês passado. Até o LocalizaSUS tem apresentado problemas.

Na época do hacker, o Ministério da Saúde não comunicou que a Rede Nacional tinha sido prejudicada. Apenas relatou que “sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta”.

A reportagem do GZH declarou que a Rede Nacional deve voltar a funcionar na próxima semana.

Leia mais:

1 – Ômicron possivelmente não é a última variante da Covid-19, mas “podemos ter esperança”, diz especialista da OMS

2 – Médico que perdeu filha para a Covid comemora vacinação infantil: “Pode salvar a vida das pessoas”

3 – Desmonte de Bolsonaro: Brasil vai perder dados sobre desmatamento no Cerrado

Ministério da Saúde e a vacinação

Mesmo com todos esses problemas, os municípios seguem vacinando os brasileiros. Milhões de pessoas tomaram/tomarão a dose de reforço. Há também a imunização em crianças, que começará depois do dia 15 de janeiro.

Porém, o presidente Bolsonaro continua com seu negacionismo e jogando contra a vacinação. Nesta quarta (6), ele criticou novamente a imunização infantil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.