Apoie o DCM

Ministro de Bolsonaro mente e diz que Brasil não enfrentou crise de energia

Veja o ministro Bento
Ministro Bento Albuquerque. Foto: Wikimedia Commons

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deu entrevista à Folha de S.Paulo. E, como representante do governo Bolsonaro, ele mentiu na conversa.

LEIA MAIS:

1 – Violência contra as mulheres é afronta a Deus, diz o Papa

2 – Secretaria de Mario Frias liberou valor milionário para militares; Saiba quanto

3 – Saiba por que o bitcoin é pior que um esquema de pirâmide

O que disse o ministro?

As empresas e as pessoas instalaram luzes de Natal. A crise energética acabou?

A crise de energia, a meu ver, nunca ocorreu. Passamos por um período de escassez hídrica que resultou no aumento do custo da geração de energia e isso abala o orçamento de todos nós. As luzes de Natal e a retomada das empresas mostram simplesmente a volta da atividade econômica.

Durante esse período, da maior escassez hídrica que o país já passou, procuramos manter a segurança energética para toda atividade socioeconômica do país.

Qual o cenário hídrico para o próximo ano? Vamos continuar com escassez?

O que podemos afirmar é que terminamos dezembro em melhores condições [de chuvas] do que há um ano. E isso é muito bom. Agora não temos como prever a afluência. Nossas previsões são muito assertivas de forma quinzenal. De forma mensal perde um pouco de confiabilidade. Temos de aguardar.

Essa condição hídrica mais favorável levou o governo a afrouxar o programa de estímulo à redução do consumo residencial e de empresas?

Não. O programa de resposta da demanda [empresas são pagas para não consumirem energia] foi muito importante e pretendemos mantê-lo. A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] está trabalhando nisso com as diretrizes do ministério e acreditamos que no início do próximo ano teremos esse programa permanente. Sempre que necessário e oportuno para as empresas, poderá ser utilizado”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link