Apoie o DCM

VÍDEO: Ministro de Bolsonaro pede para população usar menos chuveiro e até ferro de passar

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia de Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

Em meio à pior crise hídrica que o País enfrenta em 91 anos, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um apelo por um “esforço de redução de consumo” de energia elétrica.

Nesta terça (31), Bento fez o pronunciamento em rede de rádio e televisão. Ele orientou que neste momento, é importante dar preferência para o uso de chuveiro elétrico, ar-condicionado e ferro de passar de manhã e nos fins de semana.

Leia também

1; 72% de toda a água consumida no Brasil é utilizada no agronegócio

2; Bolsonaro traz de volta fantasma do apagão; entenda

3; Bolsonaro faz ameaça definitiva; “Vamos mostrar quem manda no Brasil”

Pronunciamento

“Para aumentar a segurança energética e afastar o risco de falta de energia no horário de maior consumo é necessário que a administração e o consumidor participem de um esforço inadiável de redução do consumo. O empenho de todos nesse processo é fundamental para atravessar com segurança o grave momento e para diminuir o custo da energia”, discursou o ministro.

“A título de exemplo, uma redução média de 12% no consumo residencial equivaleria ao suprimento de nada menos que 8,6 milhões de domicílios. Podemos conseguir até mais. Eliminando todo o desperdício no consumo de energia. Desligando luzes e aparelhos que não estão em uso. Aproveitando mais a luz natural, reduzindo a utilização de equipamentos que consomem muita energia como chuveiros elétricos, condicionadores de ar e ferros de passar. E o mais importante: dando preferência para o uso desses equipamentos durante o período da manhã e nos finais de semana”, completou.

Confira abaixo: