Apoie o DCM

Como Moro e MBL tentam se reerguer após áudios machistas de Mamãe Falei

Sergio Moro e Mamãe Falei
Sergio Moro e Mamãe Falei.
Foto: Reprodução

Após o episódio envolvendo as falas machistas do deputado federal Arthur do Val (sem partido), mais conhecido como Mamãe Falei, seus aliados estão adotando recuos políticos e retóricos para pacificar a situação. O presidenciável Sergio Moro (Podemos) e o MBL (Movimento Brasil Livre) tentam manter o apoio do grupo à candidatura do ex-juiz.

Alguns membros MBL, que se filiaram em massa ao Podemos para eleger Moro, disseram que o movimento segue com o plano de lançar pelo partido três nomes para a Câmara dos Deputados e quatro para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Depois do vazamento dos áudios de Mamãe Falei, o ex-juiz divulgou uma nota de repúdio, o que deixou o deputado chateado. Agora, os dois buscam entendimento para evitar que a aliança eleitoral seja contaminada. Moro tenta fazer sua campanha deslanchar e, para isso, quer a estrutura de redes sociais e mobilização digital do MBL.

Leia mais:

1 – Câmara aprova moção de repúdio contra Mamãe Falei

2 – Em carta, Mamãe Falei diz que não vai disputar à reeleição

3 – Sob risco de cassação, Mamãe Falei é desfiliado do Podemos

Após isolarem Mamãe Falei, Moro e MBL dizem que caso está superado

Inicialmente, as duas partes isolaram Arthur do Val. Agora, dizem que o caso está superado. O deputado se afastou do MBL e pediu desfiliação do Podemos, confirmada na terça (8). Além de desistir da candidatura ao governo e à reeleição.

Nos áudios vazados, o parlamentar faz comentários machistas sobre as mulheres da Ucrânia. Ele chega a afirmar, por exemplo, que as ucranianas são “fáceis” por serem pobres. Na Assembleia Legislativa, o MBL vai concentrar esforços na defesa dele. Arthur deve enfrentar um pedido de cassação que, se confirmado ao final pelo plenário, pode levá-lo a ficar oito anos inelegível.

Após afirmar na sexta-feira (4) que jamais dividirá palanque com “pessoas quem têm esse tipo de opinião”, Moro parece ter mudado de pensamento. Ele emitiu nota na segunda (7) em que nega a chance de afastamento e diz entender “que o MBL irá superar esse episódio negativo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link