Apoie o DCM

Mourão comenta tensão na Ucrânia e faz paralelo com Amazônia

Mourão comenta tensão na Ucrânia
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Foto: Marcelo Camargo

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou que a escalada da tensão envolvendo Rússia e Ucrânia serve de alerta para a preservação da soberania brasileira e fez um paralelo ao controle da Amazônia.

Em entrevista ao Antagonista, o general classificou como “muito séria” a situação. “Isso é algo que vai contra a forma com que a diplomacia, vamos dizer assim, do Brasil atua. Porque nós reconhecemos o direito de não intervenção, o direito da soberania dos povos”, disse.

“Então, nós temos que ter muito cuidado com isso aí, porque nós temos uma Amazônia enorme e que, em algum momento, alguém pode chegar e dizer ‘não, aqui nós temos uma nação ‘x’, uma nação ‘y’ aqui’ e dizer que vai apoiar que aquela nação se desmembre do Brasil. Já tivemos até questão de movimento separatista no sul do Brasil, em período recente. Então, nós temos que ter cuidado com isso aí”, continuou.

Leia também:

1- Embaixador brasileiro pede que a Rússia desmobilize tropas na Ucrânia

2- Alemanha suspende autorização de gasoduto que liga país à Rússia

3- Crise na Ucrânia: Biden comunica sanções contra a Rússia

Mourão em alerta

Na semana passada, Jair Bolsonaro esteve com Putin em Moscou. Na ocasião, Mourão afirmou que não via problema na viagem. Agora a opinião é diferente. Para ele, a própria tensão é um alerta para o Brasil.

“Olha, naquele momento ali, há coisa de 10 dias, quando ele [Jair Bolsonaro] foi para a Rússia, eu não vi que a visita dele lá significaria, vamos dizer assim, um apoio do Brasil à posição que a Rússia está tendo, não é?”, disse. “É um alerta, um alerta. O Brasil tem que se posicionar muito claramente a esse respeito”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link