Apoie o DCM

Mourão diz que autodeclaração como branco foi erro: “Sou descendente de índios”

Mourão diz que cláusula de barreira
O vice-presidente Hamilton Mourão.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente da República, disse nesta quinta-feira (11/08) que foi um “simples erro de preenchimento de formulário” sua autodeclaração como branco ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Quando disputava na chapa de Bolsonaro, ele havia se declarado como indígena.

“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático”, disse o candidato. “Resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, completou.

Mourão registrou sua candidatura na última terça-feira (09/08) para concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul (RS). Preterido por Bolsonaro na chapa presidencial, que optou pelo ex-ministro Braga Netto como vice, ele disputará a vaga ao lado de Onyx Lorenzoni (PL), candidato a governador no estado.

Há quatro anos, Mourão se chamou de “cacique Mourão”, disse que seu pai era amazonense e sua avó “era cabocla de Humaitá”. “Eu sou pardo? Eu sou negro? Eu sou asiático? Eram as opções que eu tinha, e a quinta opção era indígena”, disse o então candidato a vice na chapa de Bolsonaro.

Dias antes, em um evento em Caxias do Sul (RS), ele havia dito que o Brasil herdou a “indolência” dos indígenas e a “malandragem” dos africanos. Em seguida, negou que a declaração tinha sido preconceituosa e disse que, inclusive, era descendente de indígenas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link