Apoie o DCM

OAB de Santana (SP) cria “Comissão do Homem” e gera revolta; entenda

Kevork Vorperian e Peter Souza comemoram criação da Comissão do Homem na OAB Santana (SP). Foto: Reprodução

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santana, bairro de São Paulo, criou uma “Comissão dos Homens Advogados” e gerou indignação entre membros da entidade, além de um ofício da OAB-SP pedindo esclarecimentos sobre o colegiado.

Segundo os organizadores da comissão, ela teria como objetivo “a erradicação do estupro, a erradicação da violência doméstica, cuidados com a saúde dos homens advogados e cuidados com a família brasileira”. Membros da OAB repudiaram a iniciativa, dizendo que ela não tem nenhuma proposta inovadora e ignora as raízes históricas da Comissão da Mulher Advogada.

Segundo manifesto divulgado por membros da ordem, a nova comissão ainda “aprofunda o preconceito e a cultura misógina já existente em nossa sociedade”. Em resposta, a OAB de Santana afirmou que a criação da comissão se dá para ajudar nas necessidades dos homens sem retirar qualquer direito de mulheres.

Em nota oficial, a entidade em Santana ainda diz que homens vivem em média sete anos a menos que mulheres e diz que eles precisam de cuidados com questões de saúde mental, já que sofrem “pressão social própria do sexo masculino”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link