Apoie o DCM

VÍDEO: Em operação contra garimpo ilegal, balsas são queimadas no rio Madeira

Ação contra garimpo ilegal
Ação contra o garimpo ilegal – Foto: Reprodução

Neste sábado (27), em Operação Uiara, que reúne agentes da Polícia Federal, Ibama, Marinha e Aeronáutica, 31 balsas usadas para garimpo ilegal foram queimadas. As embarcações estavam abandonadas no rio, e apenas um homem foi encontrado e preso.

Porções de ouro e mercúrio foram apreendidas. A apreensão ocorreu nas águas do Madeira que cortam o município de Nova Olinda do Norte. Com informações do G1.

Nas últimas semanas, centenas de balsas e dragas atracaram em um único ponto do rio Madeira, para exploração em massa de ouro. Os garimpeiros se dispersam do local na sexta-feira (26), mas alguns continuaram operando de forma ilegal.

Leia também:

1- Saiba por quanto Doria levou as prévias do PSDB

2- Deyverson vira herói e Palmeiras é tricampeão da Libertadores

3- Como João Doria está nas pesquisas eleitorais

Balsas queimadas contra garimpo ilegal

Um operação queimou, segundo garimpeiros, ao menos 20 balsas retardatárias na fuga. Ao menos 600 balsas se reuniram na região até a última quinta (25/11), mas a ameaça da operação fez com que a maioria dos garimpeiros subisse o Rio Madeira em direção a Rondônia.

Na tentativa de escapar da fiscalização, é comum a situação em que o garimpeiro recolhe a balsa para uma margem, retira o maquinário que puder e abandona a balsa. Em outros casos, tenta esconder o equipamento em pequenos afluentes do rio.

Confira a ação abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link