Apoie o DCM

Patrocinadores pressionam Minas por medidas duras contra homofobia de bolsonarista Maurício Souza

Veja Mauricio Souza
Maurício e Wallace fazem gesto do “17”, número de Bolsonaro nas eleições. À frente, Douglas Souza Foto: Reprodução

Os patrocinadoras do Minas Tênis Clube têm cobrado uma atitude da instituição em relação ao central bolsonarista Maurício Souza, que, ao longo deste último mês, tem publicado postagens com teor homofóbico. A Fiat, um dos principais anunciantes, frisou ser contra a promoção de qualquer discurso de ódio.

LEIA MAIS:

1 – Limites da liberdade: Pode Bolsonaro gritar “fogo” em um teatro lotado? Por Lenio Streck

2 – DCM Ao Meio-Dia: Sem genocídio, Braga Neto e Guedes, relatório da CPI da Pandemia vai à votação

3 – Em Portugal, Queiroga é alvo de protestos em palestra sobre a pandemia

Doendo no bolso de Maurício Souza

“Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat Minas Gerdau, a Fiat declara repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis as manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente (…). A Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou diminuição da pessoa humana e espera que a instituição tome as medidas cabíveis e necessárias no espaço mais curto de tempo possível”, disse a empresa em nota.

Gerdau, maior produtora de aço brasileira, também veio a público se opor às publicações de Maurício.  “A Gerdau reforça o seu compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia”.

No dia 12 de outubro, Maurício criticou a história em quadrinhos do novo Super-Homem, na qual o personagem aparece beijando outro homem. “Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar…”, escreveu o jogador.

E também criticou a decisão da TV Globo de usar pronome neutro nas novelas, reconhecendo pessoas que preferem não se identificar a um gênero específico.

Próprio Minas se manifestou sobre o assunto: na última segunda (25), o clube disse que a opinião de Maurício não representa o time, mas não elucidou se o central irá receber qualquer tipo de punição.

Abaixo, leia a nota do clube mineiro.

“O Minas Tênis Clube está ciente do posicionamento público do atleta Maurício Souza, do Fiat/Gerdau/Minas. Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais. O Clube é apartidário, apolítico e preocupa-se com a inclusão, diversidade e demais causas sociais.Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei. A agremiação salienta que as opiniões do jogador não representam as crenças da instituição sócio desportiva. O Minas Tênis Clube pondera que já conversou com o atleta e tem orientado internamente sobre o assunto”.

Colega de elenco de Maurício no time olímpico, Douglas Souza agradeceu à montadora pelo posicionamento de repúdio ao discurso de ódio. Em outras ocasiões, o jogador, primeiro da seleção masculina brasileira de vôlei a se declarar gay, em 2018, já expressou que a postura discriminatória é algo comum no esporte.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Para entrar em nosso canal no Telegram, clique neste link