Apoie o DCM

Ex-secretário de Temer revela se vai ou não substituir Paulo Guedes

Paulo Guedes substituto rumor
Paulo Guedes pode deixar o governo Bolsonaro a qualquer momento

Paulo Guedes está correndo risco de ser demitido do Ministério da Economia. O ex-secretário do Tesouro Mansueto Almeida está sendo especulado como substituto do “Posto Ipiranga” de Bolsonaro. Porém, ele negou que foi convidado pelo Palácio do Planalto. Também disse que não vai voltar para o governo bolsonarista.

O offshore em paraíso fiscal de Guedes tem feito o centrão pressionar o presidente para retirá-lo da pasta. E nomes passaram a ser sugeridos e o atual executivo do banco BTG Pactual entrou na lista. A informação é do portal UOL.

Mansueto participou da transição do governo Bolsonaro. Ele foi o único do alto escalão da economia do governo Temer que continuou no mesmo cargo na gestão bolsonarista. Almeida seguiu no Planalto até metade do ano passado.

Na época, surgiram informações que ele saiu do governo porque estava insatisfeito. E que dificilmente retornaria para alguma função no Ministério da Economia enquanto Bolsonaro fosse presidente.

Leia mais:

1 – Indiciamento e ‘independência’ de bolsonarista: CPI ganhará mais de um relatório

2 – Frias reclama da Justiça em caso da Palmares e diretor crava: “Nada vai mudar”

3 – Doria elege o vice dos sonhos para Rodrigo Garcia em SP

Guedes frito

Na semana em que explodiu o escândalo da milionária offshore de Guedes em paraíso fiscal, o nome do ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, começou a circular nos corredores do Planalto como a melhor opção para “acalmar o mercado”. É uma opção do Centrão.

Almeida deixou o governo em julho de 2020 e atualmente é economista-chefe do BTG Pactual, banco fundado pelo economista que tem acumulado lucros com movimentações suspeitas nos quase três anos de governo Bolsonaro.

O ministro da Economia culpa Ciro Nogueira, presidente do PP e é ministro da Casa Civil, por coordenar o levante do Centrão contra ele.

Os argumentos de que o titular da Economia não cumpriu as promessas ao “mercado” de implantação das políticas neoliberais e ainda jogou o país em uma crise econômica sem precedentes, com a fome e o desemprego crescentes, aquece a frigideira onde pulula o ministro e convence até mesmo o ignorante confesso em economia Jair Bolsonaro.