Apoie o DCM

Pessoas desmaiam de fome em filas de postos de saúde de São Paulo

Pacientes relatam fome durante consultas em Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. Foto: André Porto/UOL
Pacientes relatam fome durante consultas em Unidades Básicas de Saúde de São Paulo. Foto: André Porto/UOL

Funcionários de Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo relataram, em reportagem do Uol, que já presenciaram pessoas desmaiando de fome enquanto aguardavam atendimento. Médicos revelam também que pacientes já chegaram a pedir comida durante consultas, em vez de remédios.

Felipe Santos de Oliveira, de 23 anos, foi um dos que passou mal. “Comecei a sentir tontura e a mulher do lado perguntou se eu estava bem. Eu caí, apaguei. Foi muito rápido. Acordei e estava todo mundo assustado. Eu estava sem entender o que aconteceu”, disse.

Leia mais:

1. Reprovação de Bolsonaro explode e vai a 65%, diz pesquisa Atlas

2. China vai entregar 1 bilhão de doses da vacina contra Covid-19 à África

3. Lula defende que Europa pare de discriminar África em gesto contra a ciência e a humanidade

Quando acordou, as pessoas que foram acudi-lo perguntaram se Felipe havia tomado café. Ele falou que fazia mais de 24 horas que não comia.

Felipe Santos de Oliveira, de 23 anos, desmaiou de fome em uma UBS de São Paulo. Foto: André Porto/UOL
Felipe Santos de Oliveira, de 23 anos, desmaiou de fome em uma UBS de São Paulo. Foto: André Porto/UOL

A médica Daniela Silvestre, da UBS Jardim Campinas, contou que em junho atendeu uma paciente grávida de 30 anos, que cambaleava. Percebendo a magreza, os olhos fundos e a boca seca, a médica perguntou se a mulher tinha usado drogas ou bebido. “Não. Você não tem nada para eu comer? Eu preciso comer”, respondeu a paciente. Ela completou explicando que estava há dois dias sem se alimentar.

Uma profissional de saúde que trabalha na UBS de Parelheiros revelou que toda semana atende crianças que pedem comida nas consultas. Além disso, de acordo com ela, há idosos diabéticos que não conseguem controlar a glicemia porque têm apenas pão e bolacha em casa.

 

“Tenho bastante medo de virar morador de rua. Quando a coisa (pandemia) começou, eu perdi emprego e depois fiquei sem comida. Ficava pensando no dia em que ia ser obrigado a pegar minha malinha e ir morar numa calçada”, disse Felipe Santos de Oliveira, que passou mal na UBS Jardim Três Corações, aos jornalistas do Uol.

Leia a reportagem completa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.