Apoie o DCM

Justiça determina que governo explique em 72 horas portaria que proíbe demissão de não vacinados

Onyx portaria demissão
Portaria do governo foi assinada por Onyx, ministro de Bolsonaro

O Governo Bolsonaro tem 72 horas para se posicionar sobre o pedido de suspensão da portaria n° 620/2021. A determinação é da 13ª Vara Federal Cível do Distrito Federal. A portaria proíbe a demissão, por justa causa, de empregados que não se vacinarem contra a Covid-19 e outra doença.

O despacho foi realizado nesta quarta (3) em uma representação popular. A ação quer explicações sobre a norma do governo federal. O Ministério Público Federal também terá que se manifestar sobre o caso. O objetivo da Justiça é saber as posições de todas as partes para julgar a liminar.

O processo contra a portaria foi protocolada pelo advogado José da Silva Moura Neto. O Ministério do Trabalho e Previdência proibiu a demissão de funcionários que não apresentarem cartão de imunização. A norma também diz que é discriminação não contratar candidatos que não se vacinaram.

Leia mais:

1 – Live das 5: Jovem Pan quer comentarista de esquerda para “equilibrar” posição; Moro vaiado no aeroporto

2 – DCM Ao Meio-Dia: Brasil de Bolsonaro tem fascista falando em ‘Marielle Peneira’ e fantasiado de goleiro Bruno

3 – Era mentira: número de empregos criados em 2020, comemorado por Guedes, cai pela metade após revisão

O que diz o processo contra a portaria?

Na ação popular, o advogado aponta que o Supremo Tribunal Federal determinou pela constitucionalidade da previsão da vacinação obrigatória. Por conta disso, é defendida por Neto a necessidade de que a portaria seja derrubada. A informação é do Metrópoles.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.