Apoie o DCM

Preço da carne cai pela 1ª vez após 16 meses, mas alta ainda é de 22%

Veja a carne
Carne. Foto: Wikimedia Commons

Após 16 meses consecutivos de alta, os preços de carne caíram no país em outubro. É o que apontam os dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), conhecido como a prévia da inflação oficial.

LEIA MAIS:

1 – Heinze já foi investigado na Lava Jato e admitiu saber de corrupção no PP

2 – Augusto Nunes defende Allan dos Santos e pede a prisão de Alexandre de Moraes

3 – Patrocinadores pressionam Minas por medidas duras contra homofobia de bolsonarista Maurício Souza

Carne cara

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta terça (26).

Em outubro, os preços das carnes tiveram baixa de 0,31%, conforme a pesquisa. A última queda havia ocorrido em maio do ano passado (-1,33%).

Apesar da trégua, as carnes ainda acumulam alta de 22,06% em 12 meses. Neste ano, de janeiro a outubro, a inflação prévia acumulada pelo grupo é de 10,27%.

Segundo o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) na Folha de S.Paulo, a queda nos preços em outubro pode ser associada à suspensão de exportações das carnes brasileiras para a China.

Economista pondera que, devido à alta acumulada ao longo da pandemia, o consumidor precisará de novas reduções nos preços para sentir um alívio no bolso.

“A taxa em 12 meses das carnes ainda está acima de 20%. Então, é preciso ter muitas quedas para que o consumidor volte a consumir carnes como antigamente”, relata o pesquisador.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Para entrar em nosso canal no Telegram, clique neste link