Apoie o DCM

Preço dos alimentos vai subir no Brasil, diz ministra de Bolsonaro

Pessoa segurando um prato sem comida; preço dos alimentos vai subir
Preço dos alimentos pode aumentar. Imagem: Reprodução

A ministra da Agricultura Tereza Cristina, afirmou na quarta-feira (02), que o preço dos alimentos terá alta no Brasil. O motivo dado por ela é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A informação é do jornal O Globo. De acordo com a ministra do governo Bolsonaro, a magnitude do impacto nos preços depende da evolução do conflito.

“O preço a gente acha que terá alta sim, quanto? A soja já subiu, já caiu um pouco, o milho já subiu, já caiu um pouco. Isso é uma commodity (produto básico com cotação internacional). A gente tem que acompanhar e diminuir os impactos que poderão ter”, disse. “Se a guerra acaba hoje ou amanhã, é um impacto, se continuar por muito tempo, é outro”.

Atualmente, no Brasil, cerca de 19 milhões de pessoas passam fome e quase metade da população está na situação de insegurança alimentar, que é quando não se tem a certeza se terá o que comer no jantar ou no dia seguinte.

O preço dos alimentos estão subindo no mundo todo por causa do conflito no leste europeu. Ucrânia e Rússia são grandes fornecedores de grãos e os russos são importantes exportadores de fertilizantes, fundamentais para a agricultura.

Leia mais:

1. Lavrov diz que “políticos ocidentais pensam em guerra nuclear, não os russos”

2. Anonymous diz ter interceptado plano russo para assassinar Zelensky

3. Queiroga estuda rebaixar Covid-19 a endemia, anuncia Bolsonaro

Impacto do dólar no preço dos alimentos

Além do aumento do preço dos alimentos relacionado à exportação direta de grãos e fertilizantes, há também o impacto do dólar, que afeta outros produtos e serviços ligados à produção de comida. O dólar costuma subir em momentos de turbulências e incertezas.

Tereza Cristina disse que é preciso achar alternativas para reduzir os impactos da guerra e das sanções econômicas que estão sendo levantadas contra a Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link