Apoie o DCM

Queiroga estuda rebaixar Covid-19 a endemia, anuncia Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga
Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga.
Foto: Reprodução / Twitter

Em publicação nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar o status da Covid-19 no Brasil. Hoje considerada uma pandemia, a doença passaria a ser tida como uma endemia no país.

Endemia é a classificação dada para doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados. Já a pandemia consiste na disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.

Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica que o planeta vive uma pandemia. Se o status do vírus for de fato rebaixado, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde. Consequentemente, muitas das medidas, como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência de passaporte vacinal, deixarão de ser aplicadas.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Estudantes protestam contra professor negacionista: “A focinheira nos salvou”

2 – OMS prevê que pandemia pode acabar após ômicron

3 – Extremistas tentam fazer presidente suspender vacinação infantil

O que disse Bolsonaro

O mandatário da República publicou no Twitter uma foto ao lado do ministro e escreveu:

Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil.”

Na semana passada, Queiroga afirmou que a vacinação contribui para acabar com o “caráter pandêmico da Covid-19”. Ele já havia sinalizado que o governo avalia os dados epidemiológicos para rebaixar a classificação da doença para a de uma “endemia”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link