Apoie o DCM

Presidente do Afeganistão deixa o país após cerco do Talibã

Membros do Talibã na província de Laghman, Afeganistão, em 15 de agosto de 2021 — Foto: AFP

Presidente do Afeganistão, alinhado aos Estados Unidos, deixou o poder após o cerco dos extremistas do Talibã.

LEIA MAIS:

1 – Torturador uruguaio condenado à prisão perpétua se refugia em Livramento

2 – VÍDEO: Eduardo Bolsonaro vai a evento de empresário acusado de armar invasão do Capitólio e é chamado de “Barsana”

O que aconteceu com o presidente do Afeganistão?

Ashraf Ghani deixou o país neste domingo (15). Informação é segundo canal de notícias afegão TOLOnews. Isso ocorre horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão.

Ainda de acordo com a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário “por questões de segurança”.

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma “uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, mas não deixou claro quem o iria compor.

Com informações do G1.

Presidente Ashraf Ghani. Foto: Wikimedia Commons

Talibã cerca o Afeganistão

Talibã chegou neste domingo (15) aos arredores de Cabul e cercou a capital afegã por várias frentes, informou o Ministério do Interior do Afeganistão. O grupo extremista defende uma rendição pacífica do governo afegão.

Gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que disparos foram ouvidos em algumas partes de Cabul, mas tranquilizou a população e declarou que a situação está sob controle das forças de segurança. Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante uma “transferência pacífica de poder”.