Apoie o DCM

Professores denunciam alunos com fome em escolas no Brasil de Bolsonaro

Veja a sala de aula
Sala de aula. Foto: Wikimedia Commons

Os desmaios por fome e pedidos de doação de alimentos tornaram-se rotina nas escolas públicas, com desemprego elevado e avanço da insegurança alimentar no país governado por Bolsonaro. Essas informações são da repórter Thais Carrança na BBC Brasil.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar

2 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores

3 – Exclusivo: Frota diz que é contra Lira no ‘orçamento secreto’ e que o PSDB ‘parece uma oposição fake’

Fome nas escolas brasileiras

“Essa aluna chegou bem atrasada. Ela bateu na porta da sala de aula, eu abri e notei que ela não estava bem, mas não consegui entender o porquê. Passei álcool na mão dela e senti a mão muito gelada, num dia em que não estava frio para justificar”.

“Ela sentou e abaixou a cabeça na mesa. Eu estranhei e chamei ela à minha mesa. Ela veio e eu perguntei se ela estava bem. Ela fez com a cabeça que estava, mas com aquele olhinho de que não estava. Perguntei se ela tinha comido naquele dia, ela disse que não”.

“Fui pegar algo para ela na minha mochila — porque eu sempre levo um biscoitinho ou uma fruta para mim mesma. Mas não deu tempo. Ela desmaiou em sala de aula”.

O relato é de uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro. A aluna tem 8 anos, é negra e estuda em uma escola localizada em um complexo de favelas na Zona Norte carioca. O episódio aconteceu em setembro deste ano.

“Eu fiquei realmente sensibilizada por essa situação”, conta a professora. “Por que é isso: a fome. Uma fome que a criança não sabe expressar a urgência. E que envolve muitas vezes a vergonha. Para ela é algo humilhante, por isso ela não consegue expressar”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link