Apoie o DCM

Posição de Queiroga sobre vacinação de adolescentes se baseou em boato de WhatsApp

Queiroga – Foto: Reprodução

Em 15 de setembro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional recebeu do Cievs de São Paulo a informação de um rumor em grupos de WhatsApp. A partir disso, o ministro da Saúde, o médico Queiroga, suspendeu vacinação de adolescentes.

O boato diz que um óbito envolvendo uma adolescente de 16 anos estaria relacionado à aplicação da vacina Pfizer. Com informações do G1.

Como a jovem havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid oito dias antes da morte, o protocolo, nesses casos, é o de que haja uma apuração para entender se a vacina teve ou não alguma relação com o óbito. Até o momento, segundo as autoridades sanitárias, não há nenhuma comprovação nesse sentido.

Leia também

1- Bolsonaro diz que motociatas podem chegar ao fim: “Risco é muito grande”

2- Bolsonaro aumenta imposto bancar “novo” Bolsa Família

O que diz a Anvisa

A Anvisa explica que foi informada que ocorreu “uma reação adversa grave” em uma jovem após uso da vacina contra a Covid.

Mas, segundo o órgão, não há uma relação causal definida entre este episódio e a administração da vacina. “Os dados recebidos ainda são preliminares e necessitam de aprofundamento para confirmar ou descartar a relação causal com a vacina“, diz a nota.