Apoie o DCM

Record detona Paulo Guedes para agradar o centrão

Veja Edir Macedo e Jair Bolsonaro
Edir Macedo e Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sa / AFP

Record está criticando abertamente o ministro Paulo Guedes, embora ainda defenda o governo Bolsonaro. Desde 2020, pelo menos, a emissora vem expondo uma visão bastante crítica em relação ao desempenho do titular da pasta da Economia, a quem atribuiu “falta de sensibilidade com os mais pobres”.

LEIA MAIS:

1 – Instagram e Facebook enfrentam nova instabilidade nesta sexta

2 – Guedes diz que offshore é legal e que o ‘resto é barulho, barulho e barulho’

3 – Lula: “Eu esperava que a imprensa assumisse que foi induzida ao erro pela Lava Jato”

Record versus Guedes

Mais recentemente,  o tom crítico do noticiário recrudesceu e está chamando a atenção. Na última semana de setembro, houve a exibição de uma série especial no “Jornal da Record” sobre inflação. Sem mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro, com quem a emissora segue alinhada, o telejornal ouviu economistas que fizeram críticas duras ao ministro Guedes, atribuindo a ele parte da responsabilidade pela alta inflação no país.

Nesta sexta (8), a emissora compartilhou os resultados de uma pesquisa que encomendou sobre o desempenho do ministro. Para 64% dos 1.000 entrevistados por telefone pelo instituto Realtime BigData, o presidente Bolsonaro deveria demitir Guedes.

Para Maurício Stycer, jornalista especializado em TV do UOL, o descontentamento da Record com Guedes pode ser entendido no contexto das relações do partido Republicanos, ligado à Igreja Universal, com o governo Bolsonaro. Como mostra a crônica política, também há insatisfação do partido com situações que passam pelo Planalto e o Congresso.

Integrante do chamado centrão, o Republicanos faz parte da base parlamentar de apoio do presidente. Em fevereiro, após a eleição de Artur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados, o partido foi contemplado com um ministério, o da Cidadania, que passou a ser comandado pelo deputado federal (hoje licenciado) João Roma, da Bahia.