Apoie o DCM

Para continuar existindo, Rede priorizará eleição de deputados em 2022

As ex-senadoras Heloísa Helena e Marina Silva. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
As ex-senadoras Heloísa Helena e Marina Silva. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Dos cinco senadores que elegeu em 2018, o partido Rede Sustentabilidade conta com apenas um: Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Para continuar se firmando como um partido político, as eleições de 2022 são de “vida ou morte” para a sigla. Quem afirma isso são os próprios dirigentes da agremiação.

“Quando digo que é o combate de vida ou morte da Rede, não é frase feita para a militância. É porque existe uma necessidade objetiva”, diz Heloísa Helena, ex-senadora da República e porta-voz nacional da Rede (o equivalente a presidente). “A gente vai vendo, as pessoas vão saindo, vão desanimando”, continua.

Leia mais:

1. Centrão dá prazo para Bolsonaro crescer: “Ou fica sozinho”

2. Bolsonaro dá ultimato em Guedes: “Fecha a boca ou sai daqui”

3. China exige justiça para civis mortos por militares dos EUA

Para continuar existindo, o foco do partido nas eleições do ano que vem será eleger deputados federais. Atualmente, a Rede tem apenas uma: a deputada Joenia Wapichana (RR), que disputará a reeleição.

“O tempo (de propaganda) tem um impacto muito grande”, diz Heloísa. “Em um país de dimensões continentais, não ter um segundo do horário eleitoral, para nós, é uma situação de clandestinidade muito grande. Para nós, nem é o fundo. O pior é não ter acesso ao horário eleitoral”, afirma.

Ter uma votação mínima de deputados federais é condição para participar da divisão do fundo partidário e para ter direito à propaganda de rádio e televisão. A meta da Rede é eleger pelo menos 11 parlamentares na Câmara.

“Se a gente fica o tempo todo convencendo as pessoas de que elas devem disponibilizar os seus nomes para a chapa de deputado federal, isso significa que devemos dizer para nós também”, afirma Heloísa. Ela será uma das candidatas a deputada.

“Eu vou ter que ser (candidata). E digo isso para Marina, para todo mundo”, revela a ex-senadora. Ainda não se sabe se Marina Silva também disputará uma vaga na Câmara.

Com informações do Uol

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link