Apoie o DCM

Relatório que criminaliza disseminação em massa de fake news é aprovado

Grupo de trabalho
Grupo de trabalho aprova relatório de projeto contra fake news – Foto: Paulo Sergio / Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (01), o grupo de trabalho que analisa a legislação sobre fake news aprovou relatório que criminaliza a “disseminação em massa” de mensagens com desinformação. A votação foi de sete votos a favor e quatro contra.

Em complementação de voto apresentada antes da sessão, o relator, Orlando Silva (PCdoB-SP), incorporou ao texto algumas sugestões. Uma delas, do deputado Felipe Barros (PSL-PR), estende a “imunidade parlamentar material” às redes sociais.

O objetivo é impedir que as plataformas possam retirar conteúdo de detentores de mandato eletivo. Na semana passada, Barros criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que impediu o bolsonarista Daniel Silveira de interagir nas plataformas. Investigado e preso após fazer ameaças aos magistrados, Silveira ainda está com suas contas desativadas.

Leia também:

1- Malafaia se empolga com aprovação de Mendonça, desliza no português e ameaça Alcolumbre

2- Ex-inimigo do Centrão, Augusto Heleno ficou constrangido em filiação de Bolsonaro

3- Tucanos rompem e usam gabinete de ódio para atacar Alckmin

Pena, multa e prática do relatório

No relatório, a pena estipulada para quem dissemina fake news é de um a três anos, além de multa, no caso de as mensagens causarem dano à integridade física das pessoas ou comprometerem o processo eleitoral. Em redação anterior, a penalidade era maior, de um a cinco anos.

A nova legislação traz 42 artigos com regras para as redes sociais, aplicativos de mensagem e provedores de busca, além de tratar do comportamento de usuários. Com informações do Globo.

O texto também traz regras mais rigorosas para encaminhamento de mensagens a múltiplos usuários e proíbe monetização de perfis de políticos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.