Apoie o DCM

Rússia pausa ataques na Ucrânia para organização de corredores humanitários

Uma família, que leva uma criança pequena e um bebê de colo, saindo da Ucrânia com suas malas. Estão bem agasalhados e alguns têm um sorriso no rosto.
Refugiados cruzam fronteira da Ucrânia com a Polônia. Foto: Wojtek Radwanski/AFP

Neste sábado (05), a Rússia está estabelecendo uma pausa nos ataques à Ucrânia, que está sendo chamado de cessar-fogo parcial. O motivo é possibilitar a organização de corredores humanitários e permitir que civis fujam do país. Desde que o conflito no Leste Europeu começou, no dia 24 de fevereiro, esta é a primeira vez que Moscou interrompe os ataques contra Kiev. A informação é da Folha de S. Paulo.

O que possibilitou o cessar-fogo parcial foi um acordo entre os dois países, que passou a valer às 10h no horário da capital russa (4h em Brasília). A pausa nos ataques entrou em vigor apenas para as cidades de Mariupol e Volnovakha, que estavam cercadas pelo exército da Rússia. O prefeito de Mariupol, Vadim Boichenko, já tinha anunciado que a cidade era alvo de “ataques implacáveis” e que estava “bloqueada” pelos militares russos.

“Por enquanto estamos procurando soluções para os problemas humanitários e todas as formas possíveis de tirar Mariupol do bloqueio”, afirmou o prefeito. Ele informou, também, que os moradores estão, desde quinta-feira (03), sem água e energia elétrica.

Leia mais:

1. FAB vai trazer animais de estimação da Ucrânia para o Brasil

2. PT vai acionar Conselho de Ética da Alesp contra Mamãe Falei

3. Após temporal em São Paulo, teto de Aeroporto de Congonhas desaba

Governo da Ucrânia quer retirar civis de Mariupol e Volnovakha

O governo ucraniano anunciou que está planejando dar assistência para retirar cerca de 200 mil pessoas de Mariupol e outras 15 mil de Volnovakha. As autoridades também têm o plano de levar remédios e outros suprimentos básicos às cidades.

De acordo com a agência russa de notícias, RIA, os civis terão cinco horas para cruzarem os corredores humanitários enquanto os disparos estiverem interrompidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link