Apoie o DCM

PT vai acionar Conselho de Ética da Alesp contra Mamãe Falei

Arthur Do Val, o Mamãe Falei apontando
Conselho de Ética da Alesp será acionado contra Arthur do Val
Foto: Reprodução/Direto ao Ponto

Nesta sexta-feira (04), os deputados estaduais pelo PT, Paulo Fiorilo e José Américo, informaram que acionaram, em conjunto com outros partidos de esquerda, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo contra Arthur do Val (Podemos), conhecido também como Mamãe Falei. Os responsáveis pela denúncia acusam o colega de quebra de decoro parlamentar ao compartilhar áudios de conteúdo misógino.

Arthur, que está na Ucrânia, teria supostamente viajado para auxiliar no conflito com a Rússia. Nesta sexta-feira, o deputado teria compartilhado com amigos brasileiros, áudios em que trata fala de mulheres ucranianas. Nos áudios, Do Val fala coisas como “fáceis porque são pobres”, ao se referir as mulheres da Ucrânia. Para o deputado Fiorilo esse conteúdo gravíssimo.

Ainda nos áudios Arthur complementa: “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”. Ainda não há declarações a respeito da autenticidade do conteúdo. O MBL, e nem mesmo o suporto autor, Arthur, não se pronunciaram.

Leia mais: 

1 – Podemos reage mal a áudios atribuídos a Arthur do Val sobre refugiadas

2 – Arthur do Val e líder do MBL viajam até a Ucrânia no meio da guerra

3 – XP vai ter que prestar explicações após tirar Arthur do Val de pesquisa

Mamãe Falei preocupa Moro

Apesar da ausência de declarações, a polêmica em torno de Mamãe Falei já foi instaurada. Dentro do seu partido, o clima é de bastante receio com as consequências do ato. Além do Podemos, o MBL informou que está analisando os áudios atribuídos ao colega. A maior preocupação é com as consequências para Sergio Moro, que faz parte da mesma sigla, e pretende se candidatar à presidência.

O ex-juiz fez pronunciamento sobre o colega de partido. Moro condenou as falas dos áudios e afirmou que lamenta profundamente, ao mesmo tempo em que repudia com veemência o tratamento que as mulheres ucranianas receberam. Moro em nenhum momento faz citação ao nome de Arthur.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link