Apoie o DCM

Silveira responderá por outro vídeo no Conselho de Ética, torcendo “por tiro no peito” de manifestante

Daniel Silveira. Foto: Reprodução

 

O Conselho de Ética da Câmara admitiu nesta terça-feira (02) sete novas representações contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das representações, de autoria dos partidos PSB, Rede e PSOL – que foi instaurada separadamente, pede a perda de mandato de Silveira devido a um vídeo publicado no dia 31 de maio, em que o deputado ameaça manifestantes contrários ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Na gravação, Silveira teria usado diversos palavrões para se referir a manifestantes antifascistas, além de dizer que no ato havia policiais armados e disse torcer para que um dos manifestantes tomasse um tiro “no meio da caixa do peito”.

Neste processo, foi sorteada uma lista tríplice de deputados para que, posteriormente, o presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM-MA), escolha o relator. São eles: Professora Rosa Neide (PT-MT); Doutora Vanda Milani (Solidariedade-AC); e Carlos Sampaio (PSDB-SP).

O deputado bolsonarista foi preso em flagrante após publicar um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendido a destituição dos ministros do STF, ambas reivindicações inconstitucionais.

Por esse vídeo, o deputado já responde a uma representação formulada pela própria Mesa Diretora da Câmara. O relator do caso é o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE).