STF anula decisões de Bretas em operação
A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as decisões do juiz Marcelo Bretas na Operação Esquema $. Com o acórdão da Corte, foram anuladas todas as buscas e apreensões determinadas por ele. O tribunal ainda declarou a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro incompetente para julgar o processo. As apreensões feitas em 75 escritórios de advocacia no ano passado foram anuladas.
A Operação Esquema $ investiga a atuação de advogados em suposto esquema de tráfico de influência que abrange a Fecomércio e outras entidades do Rio de Janeiro. Ao anular as decisões do juiz, Gilmar Mendes citou a tentativa de “fishing expeditions”: ampliar medidas do processo para obter novas provas e fundamentar outras ações.
Entre os alvos da operação estão Cristiano Zanin, advogado de Lula, e Frederick Wassef, que advoga para a família de Jair Bolsonaro.
Leia também:
1 – “Único tucano que gosta de pobre”, diz Lula sobre Alckmin a aliados
2 – Gleisi se solidariza com Boulos, alvo de “fake news e intrigas”
3 – Rosa Weber vai analisar ação de deputados contra a PEC do Calote
Escritórios que foram alvos de Bretas prometem buscar reparação
Os escritórios que sofreram buscas e apreensões prometem buscar reparação dos prejuízos causados pelo juiz. Também planejam ações para consertar abalos causados às suas imagens pela operação. A Polícia Federal deve devolver todo o material apreendido nos endereços.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.