Apoie o DCM

STF se prepara para derrubar decretos sobre armas de Bolsonaro

STF deve derrubar política armamentista de Bolsonaro
Bolsonaro – Foto: Reprodução do Instagram

O Supremo Tribunal Federal (STF) prepara para derrubar decreto sobre armas de Jair Bolsonaro. Na semana passada, Alexandre de Moraes liberou o julgamento de processos sobre a política armamentista do governo.

A tendência é que o tribunal barre as normas que ampliam o porte de armas no país, segundo a coluna de Carolina Brígido no UOL.  A Corte juntou sete ações contra decretos e normas sobre armas no plenário virtual, em que magistrados votam e posteriormente é divulgado o resultado.

Ministros devem confirmar as liminares concedidas por Edson Fachin e Rosa Weber contra a proliferação de armas de fogo. Alexandre de Moraes, apesar da rivalidade, deve discordar dos relatores e legitimar os decretos e normas. Kassio Nunes, indicado pelo presidente, deve seguir Moraes.

Leia também:

1 – “Tem que todo mundo comprar fuzil”, diz Bolsonaro para o gado

2 – Sob Bolsonaro, número de armas de fogo nas mãos de civis duplica; 78% das vítimas são negras

Os decretos alvos do STF

Estão no Supremo o decreto que garantem alíquota zero para importações de armas de foto, a norma que aumenta o limite de armas de fogo e a dispensa prévia de autorização do Comando do Exército para colecionadores e atiradores. O primeiro deles está nas mãos de Fachin, enquanto os outros dois, de Rosa Weber.