Apoie o DCM

STF determina devassa nas contas do PTB por suspeita de dinheiro público para disseminar fake news

Veja o Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai devassar as contas do PTB de Roberto Jefferson, hoje preso. A investigação é sobre fake news e os atos antidemocráticos.

LEIA MAIS:

1 – Duas crianças Yanomami são mortas em área de garimpo ilegal

2 – Governo Bolsonaro quer censurar TV e ressuscitar Classificação Indicativa

3 – Com fortuna de quase R$ 9 milhões, Salles pediu empréstimo no Banco do Brasil para comprar mansão

STF vai para cima do PTB

A Corte comunicou a decisão no Twitter:

“O ministro Alexandre de Moraes deu prazo de 30 dias para que a Polícia Federal realize uma perícia contábil nas notas fiscais relativas aos serviços prestados ao PTB pela empresa de comunicação que faz sua assessoria de marketing digital.

A determinação decorre de ofício encaminhado pela Corregedoria-Geral Eleitoral, que apura a disseminação de notícias fraudulentas pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, que, por meio de redes sociais, teria utilizado a estrutura do partido”.

Jefferson de volta à prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou o pedido da defesa e manteve nesta quarta-feira (13) a prisão preventiva do bolsonarista Roberto Jefferson. Moraes havia autorizado em setembro a transferência do político para o hospital Samaritano da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, onde passou por um cateterismo. Agora, o ministro determinou o seu retorno imediato à unidade prisional.

“Diante do exposto, comprovada a efetiva alta hospitalar, determino o imediato retorno de Roberto Jefferson Monteiro Francisco à unidade prisional em que se encontrava custodiado, devendo o Hospital Samaritano Barra enviar a documentação pertinente imediatamente a esta Corte. o custodiado deverá ser escoltado pela Polícia Federal, com a devida retirada da tornozeleira eletrônica”, diz trecho da decisão de Moraes.

Roberto Jefferson foi detido no complexo prisional Bangu 8 há cerca de dois meses por ameaçar ministros da Suprema Corte. Durante sua audiência de custódia, ele pediu que sua prisão fosse convertida em domiciliar por causa de problemas de saúde.