Surto de sarna pode ser reflexo do uso indiscriminado da ivermectina, diz estudo

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26) relaciona a sarna humana ao uso indiscriminado de ivermectina. Segundo os pesquisadores do Núcleo de Estudos em Farmacoterapia da Ufal, esse estudo pode ajudar na investigação do surto registrado em Pernambuco.
Até esta quarta-feira (24), foram notificados ao menos 413 casos em três cidades de Pernambuco. As lesões na pele provocam coceira. O surto ainda não tem causa definida e as autoridades de saúde pernambucanas seguem investigando.
Alfredo Oliveira-Filho e Sabrina Neves, pesquisadores do Instituto de Ciências Farmacêuticas, e os estudantes Lucas Bezerra e Natália Alves, se basearam na observação de casos de resistência à ivermectina já relatados. Com informações do G1.
Leia também:
1; Ministros do TCU querem vetar nomeações de indicados com ficha-suja
2; Janot decide se filiar ao Podemos, o partido da Lava-Jato
3; Durante a prova do Enem, adolescente é picado por escorpião
Explicação sobre o uso irracional de ivermectina
“O nosso artigo lança a hipótese de que poderíamos ter problemas com surtos de escabiose resistente, por conta do uso irracional da ivermectina. O surto está configurado, pois está havendo um aumento rápido de casos de lesões de pele com coceira e outros sintomas”, explicou Sabrina
Os pacientes se queixam de uma coceira forte, intensificada no período da noite, e que evolui para feridas, mesmo com o uso de antialérgicos. A vigilância epidemiológica emitiu um alerta com os sintomas para os serviços de saúde, assim todos devem notificar o atendimento a pacientes com os sintomas da doença.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link