Talibã pede paz na Ucrânia enquanto mata inocentes no Afeganistão

O Talibã, grupo extremista que retomou o poder de forma violenta no Afeganistão em 2021, se manifestou sobre a invasão da Rússia à Ucrânia. Meses depois de massacrar pessoas inocentes, eles pediram que a crise seja resolvida por meios pacíficos.
Leia também:
1- Final da Champions League não vai mais acontecer na Rússia
2- Kissinger: “Para a Rússia, a Ucrânia nunca pode ser apenas um país estrangeiro”
3- Bolsonaro discursa em SP e evita falar sobre invasão da Ucrânia pela Rússia
Talibã divulgou comunicado oficial
Em um comunicado publicado na conta oficial do Talibã no Twitter, que agora atende pelo nome de Emirado Islâmico do Afeganistão, o grupo terrorista disse estar preocupado “com a possibilidade real de vítimas civis”.
Sob o selo do Ministério das Relações Exteriores do Emirado – que lembra muito os emblemas usados pelos departamentos do governo dos EUA – o Talibã pediu que o diálogo seja mantido entre a Rússia e o país vizinho e para salvaguardar os afegãos na Ucrânia.
Segundo a CNN, 370 afegãos fugiram de seu país de origem no ano passado para a Ucrânia.
“O Emirado Islâmico do Afeganistão está monitorando de perto a situação na Ucrânia e expressa preocupação com a possibilidade real de vítimas civis”, diz o comunicado.
“Todas as partes precisam desistir de tomar posições que possam intensificar a violência”, defende o Talibã na nota.

Foto: Reprodução / Redes sociais
O Talibã e a violência no Afeganistão
O grupo, como Emirado Islâmico do Afeganistão, ainda não foi reconhecido por nenhuma nação como o novo governo do país, desde sua brutal tomada de poder em agosto.
Segundo estimativas, mais de 1.000 civis foram mortos e mais de 2.000 feridos quando o Talibã lançou sua ofensiva para comandar o Afeganistão no ano passado.
O agora extinto governo afegão alegou ter matado quase 10.000 militantes da organização. Os números da ONU também sugerem que 244.000 civis foram deslocados do país.
Como termina o conflito
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 24, 2022