Apoie o DCM

Data da 3ª rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia é confirmada

Ucrânia
David Arakhamiya utilizou o Facebook para anunciar a terceira rodada de negociações. Ele é membro da equipe de negociação e foi enviado à fronteira entre Ucrânia-Bielorrússia para negociar um possível cessar-fogo. Foto: Reprodução/Facebook

A terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia acontecerá na próxima segunda-feira (8), segundo anúncio feito pelo empresário e político ucraniano, David Arakhamiya, no Facebook. Ele é membro da equipe de negociação e foi enviado à fronteira entre Ucrânia-Bielorrússia para negociar um possível cessar-fogo.

O  objetivo do encontro é tentar colocar fim à guerra. Na segunda reunião, ficou acertada a instalação de corredores humanitários para evacuar civis e garantir suprimentos à população. Neste sábado, inclusive, a Rússia decretou cessar-fogo nas regiões atendidas pelos corredores.

Investigado por supostas relações com a inteligência russa, outro membro da delegação ucraniana foi encontrado morto neste sábado. Denis Kireev participou do primeiro encontro de negociação com a Rússia e teria sido morto por agentes de segurança da Ucrânia.

Leia mais:

1- Terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia já tem data marcada

2- Kremlin espera que Ocidente reconsidere sua posição sobre a Rússia

3- Ofensiva na Ucrânia é retomada após cessar-fogo com Rússia

O que são e para que servem os corredores humanitários?

Corredores humanitários são zonas livres de ataques militares durante uma guerra. A região funciona como um corredor de entrada e saída de materiais e civis, permitindo que a população escape com segurança pea área demarcada.

Em sua página no Facebook,  David Arakhamiya publicou ainda, nesta sexta-feira, que defensores da Ucrânia poderão usar equipamentos e armas adquiridas em batalha ou abandonados pelo agressor durante a guerra. “Uma vez ganha a guerra, todo o equipamento de troféu e armamento serão contabilizados e legalizados de acordo com isso”, publicou.

Comissário da ONU: 1 milhão de civis já conseguiram se refugiar

Já o alto comissário para os Refugiados da ONU, Filippo Grandi, informou em suas redes sociais nesta quarta-feira (2) que desde o início dos ataques, um milhão de civis já conseguiram se refugiar em países vizinhos à Ucrânia.

“Em apenas sete dias, testemunhamos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos. Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de silenciar as armas, para que a assistência humanitária que salva vidas possa ser fornecida”, escreveu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link