Apoie o DCM

Testes positivos de Covid-19 em farmácia aceleram neste final de ano

Teste Covid-19
Foto: Reprodução

O total de testes positivos de Covid-19 aumentou nesta última semana do ano no Brasil, de acordo com dados da Abrafarma. Considerando dados de 3 mil estabelecimentos no país, a entidade verifica uma “aceleração rápida na taxa de positivos nos 3 últimos dias”, segundo dados da plataforma ClinicaRx.

Ainda antes do Natal, no dia 22, foram realizados 22.126 testes, sendo que 3.090 deram positivo, o que representa 14% do total. Com informações do G1.

Agora, segundo o dado mais recente disponível, que é de quarta-feira (29), foram 25.998 testes realizados, sendo 5.334 positivos, o que representa 20,5% do total.

Leia também:

1; PT quer sustar veto da exigência de passaporte vacinal em universidades

2; Datena perde espaço em negociações e pode não concorrer em 2022

3; Lula dispara no Rio Grande do Norte e venceria tranquilamente no segundo turno

Tsunami de casos de Covid-19

Os dados não consolidam a situação de todas 5,5 mil unidades associadas, mas, na visão do CEO da Abrafarma, eles já representam uma amostra relevante e capaz de sinalizar qual é a atual tendência da pandemia no Brasil. “A gente começa a enxergar o tsunami”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma sobre casos de Covid-19.

Os números não apontam qual é a variante responsável pelas infecções: os testes são desenvolvidos para identificar o Sars-Cov-2, e não suas cepa. Apesar disso, outros dados apontam que a ômicron já causa recordes pelo mundo. Também dá sinais de que avança para se tornar a cepa predominante no Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.