Apoie o DCM

“Estamos com a Ucrânia, não com o Batalhão Azov”, diz Varoufakis

Yanis Varoufakis Ucrânia
Yanis Varoufakis fala sobre critica Zelenski Foto: Reprodução/New Statesman

Nesta quinta-feira (7), economista, blogger e político grego Yanis Varoufakis usou suas redes sociais para criticar o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy. A postagem se referia ao discurso feito pelo líder da Ucrânia para o parlamento grego.

“O presidente Zelenski acabou de abusar do convite do Parlamento grego ao compartilhar sua plataforma com membros do batalhão neonazista Azov, minando assim a heróica resistência do povo ucraniano à invasão criminosa de Putin. Estamos com a Ucrânia, não com o Batalhão Azov neonazista”, escreveu em seu Twitter.

Nessa segunda (4), o economista, em carta enviada ao Presidente do Parlamento Helénico, Konstantinos Tassoulas, havia expressado preocupação com o espaço cedido pelo parlamento para que o ucraniano discursasse, principalmente pelo tom que Zelenskyy usaria.

“No entanto, o procedimento que o senhor aprovou, Senhor Presidente, para o discurso do Presidente Zelenski transforma o Parlamento num espaço de monólogo. O Parlamento grego deve ser sempre um espaço de diálogo. O respeito do Parlamento exigia, no mínimo, que os Presidentes dos Grupos Parlamentares tivessem a oportunidade de uma breve refutação – uma ligeira extensão do procedimento que, no entanto, teria impedido o Parlamento de se tornar uma moeda de troca”, diz parte do documento.

Leia mais:

1 – Presidente da Ucrânia demite dois generais da inteligência, sob suspeita de traição

2 – Dezenas de civis são encontrados mortos em cidade da Ucrânia abandonada por russos

3 – Celso Amorim acredita que China pode ajudar mais em negociações entre Rússia e Ucrânia

Volodymyr Zelenskyy diz que Ucrânia precisa de ajuda humanitária

O líder ucraniano discursou hoje para o parlamento da Grécia. Na ocasião, ele reforçou que o território da Ucrânia precisava de ajuda, e pediu para que os gregos, enquanto integrante da União Europeia, usassem suas “influências” para ajudá-lo.

Mariupol [cidade que foi invadida pela força russa] precisa de apoio urgente”, disse Zelenskyy. “As tropas russas trouxeram morte e destruição à terra onde, durante séculos, tanto ucranianos como gregos têm gozado de paz e prosperidade”, complementou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link