UOL, do Grupo Folha, acompanha a Globo e diz que “bolsa sofre” com decisão sobre Lula

Publicado em 8 março, 2021 7:08 pm
Lula

Depois de Miriam Leitão, porta-voz da Rede Globo, o portal UOL, do Grupo Folha, também fez questão de focar na “reação do mercado” diante da decisão do ministro Edson Fachin desta segunda-feira (8) que anulou todos os processos contra Lula julgados pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Leia abaixo texto de Giulia Fontes no UOL:

“A anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinada pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), já mexeu com os mercados nesta segunda-feira (8) e deve continuar provocando efeitos nos próximos dias. Segundo especialistas, é provável que Bolsa e dólar continuem sofrendo, o mercado vai repensar a situação e investidores estrangeiros devem fugir.

Os efeitos devem persistir porque a decisão acrescenta mais um ingrediente de incerteza em um ambiente já contaminado por insegurança. Hoje já há dúvidas relacionadas à pandemia de covid-19 e à situação financeira do governo federal.

Para Virene Matesco, professora de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aumento da incerteza deve se traduzir em mais instabilidade na Bolsa, no dólar mais alto e em juros futuros também mais elevados.

O sistema econômico é como se fosse uma esponja. Ele absorve todas essas incertezas. O mercado precifica as expectativas, ou seja, os agentes econômicos dão um preço ao amanhã. Isso deverá ter uma repercussão no mercado de mais incerteza do que já temos hoje. Queiramos ou não, Lula é um candidato realmente forte. O país deve ficar ainda mais dividido. Virene Matesco, professora de economia da FGV (…)”

LEIA TAMBÉM: Para surpresa de 0 pessoas, Miriam Leitão destaca queda na bolsa após decisão sobre Lula

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!