Apoie o DCM

URGENTE: PF prende Elaine Lessa, mulher do miliciano Ronnie Lessa, por tráfico internacional de armas

Rifle AR-15. (Credit: Karen Bleier/AFP)

Polícia Federal prendeu na manhã deste domingo (18) Elaine Lessa, mulher do policial reformado Ronnie Lessa.

LEIA – Condenada por destruir provas no caso Marielle, mulher de Lessa é solta no RJ

O miliciano Lessa é apontado pela Polícia Civil como o homem que executou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Os dois tiveram uma nova prisão decretada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por tráfico internacional de armas. Elaine tinha deixado a cadeia na sexta-feira (16), acusada de outro crime. Essas investigações começaram após uma encomenda vinda de Hong Kong ter chamado a atenção da Receita Federal no Aeroporto do Galeão, no Rio, no dia 23 de fevereiro de 2017. O destinatário era a Academia Supernova, que funcionava na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade, controlada pela milícia. No pacote, a Receita Federal encontrou 16 peças de fuzil AR-15.

LEIA MAIS – Suspeito de assassinar Marielle, Ronnie Lessa é condenado por destruição de provas

Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (Gaeco-MPF) e a Polícia Federal descobriram que Lessa e a mulher estavam por trás da importação das peças. Ronnie está no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e vai à júri popular como o executor da morte da vereadora Marielle Franco.

Lessa a e Elaine também viraram réus pelo crime de tráfico internacional de armas de uso restrito. A Justiça Federal decretou uma nova prisão preventiva do casal. Defesa de Ronnie e Elaine Lessa afirmou que não teve acesso ao processo.

No pedido de prisão feito à Justiça, o MPF destacou que “os quebra-chamas ilegalmente importados pelos denunciados são acessórios tipicamente utilizados em confrontos armados ou emboscadas”. E explicou que a finalidade desta peça é “ocultar as chamas normalmente decorrentes de disparos de armas de fogo, de moto a não revelar a posição do atirador”.

Esse pedido de prisão diz ainda que “se pode deduzir que tais acessórios seriam empregados em confrontos armados entre organizações criminosas que assolam o Rio de Janeiro, ou na eliminação sumária e velada de inimigos e desafetos”. A investigação sobre a importação das peças de fuzil foi batizada de Operação Supernova, em referência à academia, que no cadastro da receita Federal tem Ronnie Lessa e Elaine como sócios.

Com informações da GloboNews.

PS do DCM: Policial reformado, Lessa é vizinho de Bolsonaro no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.