Apoie o DCM

Vereador nega invasão a igreja e explica protesto: “Símbolo de resistência”

Vereador nega invasão à igreja. Ele usa máscara, cabelo black e protesta contra morte de pessoas negras em igreja.
Vereador pelo PT em Curitiba, Renato Freitas participou de protesto em igreja. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O vereador nega invasão à igreja em Curitiba durante um protesto realizado contra as mortes de Moïse Kabagambe e Durval Teófilo Filho. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um grupo de manifestantes dentro da igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos de São Benedito. Renato Freitas (PT) afirmou que a igreja estava aberta e a missa já tinha sido encerrada.

Em nota, o vereador disse em publicação no Twitter que os manifestantes entraram na igreja como parte simbólica, já que ela “foi construída em 1737, durante o regime de escravidão, por pessoas pretas e para pessoas pretas, a quem era negado o direito de entrar em outros lugares”.

“A motivação para a entrada dos manifestantes na igreja surgiu a partir de uma tentativa do padre, e de outras duas pessoas presentes, de calar nosso ato pacífico. Mais uma vez, querendo remover pessoas pretas de locais que também lhes pertence”, completou Renato Freitas, que é vereador do município pelo Partido dos Trabalhadores.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Vereador do PT organiza protesto em igreja por congolês Moïse

 

2 – ‘Brasil tem repulsa de imigrantes negros’: socióloga comenta assassinato de Moïse

 

3 – Sargento da Marinha que matou vizinho negro tem prisão mantida pela Justiça

Ato que teve participação de vereador denunciava racismo estrutural

A morte de Moïse Kabagambe escancarou mais uma vez a força do racismo estrutural na sociedade brasileira. Na mesma semana, Durval Teófilo Filho foi assassinado pelo vizinho, sargento da Marinha, que suspeitava dele ser um criminoso.

Atos em todo o país estão sendo convocados para denunciar os assassinatos e o caráter racista dos casos.

Na nota, Renato Freitas disse que “A manifestação foi realizada em memória e por justiça para Moïse Kabagambe e Durval Teófilo Filho, dois homens negros brutalmente assassinados nos últimos dias”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.