Apoie o DCM

Rosa Weber dá prazo para Câmara e Lira explicarem votação contestada por Maia

Lira
Arthur Lira – Foto: Reprodução

Neste sábado (07), Rosa Weber, ministra do STF, definiu um prazo de 24 horas para que a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Casa, Arthur Lira, se manifestem sobre o mandado de segurança protocolado por Rodrigo Maia.

Maia questiona o rito de votação da PEC dos Precatórios. Ele entrou ontem com ação no STF pedindo a suspensão imediata do trâmite da PEC. Para o ex-presidente da Câmara, Lira adotou manobras irregulares para garantir a aprovação da matéria em primeiro turno na semana passada.

A mudança de última hora pouco antes da sessão permitiu a validação de votos de parlamentares licenciados por exercício de missão diplomática, o que contraria o Regimento Interno da Câmara.

Leia também:

1- VÍDEO: Luciano Huck é acusado de gordofobia em homenagem a Marília Mendonça

2- Brasil lidera ranking de pior política de drogas do mundo

3- Sergio Moro cogita pedir anulação do depoimento de Bolsonaro

O prazo de Lira já está rolando?

O prazo dado por Weber começa a contar assim que Lira e a Câmara forem notificados, o que só deve acontecer nesta segunda (08). A resposta não é obrigatória.

Rosa Weber deve aguardar o posicionamento da Câmara para decidir se atende o pedido de Maia para realizar a suspensão. Lira marcou a votação da PEC em segundo turno para as 9h desta terça (09).

A proposta de Emenda à Constituição é a principal aposta do governo para viabilizar o Auxílio Brasil de R$ 400. O texto foi aprovado em primeiro turno na Câmara na madrugada desta quinta (04) com placar apertado. Eram precisos 308 votos favoráveis, e o governo conseguiu reunir 312.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.