Apoie o DCM

Zema é aconselhado a se afastar de Bolsonaro

O presidente Bolsonaro e o governador Romeu Zema em dezembro de 2020, em agenda em Minas – Foto: Alan Santos/ Presidência da República

Auxiliares próximos de Romeu Zema vem aconselhando que o governador se afaste de Jair Bolsonaro. Eles fizeram apelos para que ele, dos poucos governadores aliados a Bolsonaro, não comparecesse em uma agenda com o presidente na cidade de Arinos, em Minas Gerais. Porém, não tiveram efeito, Zema confirmou presença e acompanhou o mandatário ao encontro nesta sexta (17).

De acordo com a coluna de Bela Megale na Folha, aliados do governador argumentam com Zema que ele deve se descolar da imagem de bolsonaristas. O mineiro chegou a fazer críticas públicas ao presidente, inclusive condenando sua participação nas manifestações do 7 de setembro, mas recusou assinar cartas contra Bolsonaro.

Há um receio de que a crescente queda de popularidade do presidente possa atrapalhar Zema, que concorrerá a reeleição em 2022.

Leia também

1; Eduardo Bolsonaro tomou vacina para participar de Assembleia-Geral da ONU

2; Acusada de usar pacientes como cobaias, Prevent Senior passa por diligência da ANS

3; Câmara técnica da Saúde exige retratação de Queiroga por vacina de adolescente e faz ameaça

Projeto homofobia

Zema, no mesmo evento, anunciou que vetará um projeto que estabelece punições às empresas que discriminem, coajam ou atentem contra direitos das pessoas em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Com a decisão, o governador faz jus ao seu apelido de “Bolsonaro de sapatênis”.

“Quero lembrar ao povo mineiro que a Assembleia Legislativa de Minas, infelizmente, aprovou um projeto que caberá a mim vetá-lo. Não podemos permitir que o setor produtivo seja penalizado; venha ter um terceiro banheiro para alguém cujo o sexo não está definido. Então esse projeto será vetado”, disse Zema durante evento em Arinos, interior de Minas.