EUA dizem que Rússia mente sobre laboratórios de armas químicas

Atualizado em 9 de março de 2022 às 23:30
EUA dizem que Rússia mente sobre laboratórios de armas químicas. Foto da secretária da Casa Branca, ela é branca, tem cabelo ruivo e olhar sério.
Jen Psaki acusou Rússia de estar mentindo. Foto: CNN

Os Estados Unidos negaram nesta quarta-feira (9) novas acusações da Rússia de que o país estaria operando laboratórios para uma guerra biológica na Ucrânia. O país chamou as alegações de “risíveis” e sugeriu que os russos estariam se preparando para utilizar armas químicas e biológicas.

Na noite de terça, Moscou voltou a falar que os Estados Unidos estão trabalhando com laboratórios ucranianos para desenvolver armas biológicas. As informações na mídia russa cresceram no período anterior da mudança militar de Moscou para a Ucrânia.

“As acusações russas são absurdas, são risíveis e você sabe, nas palavras de meu avô católico irlandês, um bando de idiotas. “Não há nada disso. É propaganda russa clássica”, disse o porta voz do pentágono, John Kirby, nesta quarta”.

Leia mais:

1 – EUA ameaçam sancionar China por não sancionar Rússia

 

2 – Ministério da Justiça vai ter que explicar possível participação dos EUA contra Lula

 

3 – Acusação mostra como o país europeu tenta se alinhar aos EUA

Secretária de imprensa da Casa Branca nos EUA fala sobre as acusações da Rússia

Jen Psaki disse que o “longo e bem documentado histórico de uso de armas químicas” dos russos, bem como seu padrão de “acusar o Ocidente das próprias violações que a própria Rússia está cometendo”.

O Programa de Redução de Ameaças Biológicas do Pentágono vem trabalhando com o governo ucraniano para garantir a segurança de patógenos e toxinas armazenados nos laboratórios. Em meio a acusações semelhantes de guerra biológica em 2020, a embaixada dos EUA em Kiev divulgou um comunicado dizendo que seu envolvimento era para garantir que “patógenos perigosos não caíssem em mãos erradas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link