Rússia x Ucrânia: EUA cobram que Brasil se posicione sobre conflito

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 15:53
Bolsonaro cumprimentando o presidente da Rússia
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cobra postura do governo brasileiro sobre conflito Rússia X Ucrânia

Carlos França, ministro das Relações Exteriores brasileiro, recebeu na manhã desta sexta-feira (25) um telefonema do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Na ligação foi tratado o posicionamento neutro do governo brasileiro frente a ação militar que acontece entre Rússia e Ucrânia.

O Itamaraty por meio de redes sociais confirmou a conversa, e informou que a discussão se tratava da postura que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tomará para sanar o conflito. 

Carlos França disse ainda que “os ministros discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito”.

Vale lembrar que em janeiro deste ano, o Brasil voltou a ocupar um assento rotativo no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Completando assim a 11ª passagem no órgão, sendo um retorno após ter deixado o mesmo em 2011.

Neste primeiro de janeiro, o Brasil volta a ocupar um assento rotativo no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No biênio 2022-2023, o país completa sua 11ª passagem no órgão, que deixou em 2011.  

Ler mais:

1 – EUA pressionam Bolsonaro para que Brasil ajude a impor sanções à Rússia

2 – Bolsonaro deve manter “neutralidade” em críticas à Rússia

3 – Rejeição de Bolsonaro dispara na web após Rússia invadir Ucrânia

Rússia x Ucrânia: O Brasil permanece neutro?

O Brasil tem buscado uma postura neutra em meio ao ambiente incerto do conflito. Na última quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro lançou nota em tom conciliatório, pedindo que as “hostilidades” fossem encerradas.

Em visita a Rússia, uma semana antes do início do conflito armado, o presidente Jair Bolsonaro disse ser “solidário” a Putin. Já o vice-presidente Hamilton Mourão defende o uso da força para conter a invasão russa da Ucrânia: ”O Brasil não está neutro. O Brasil deixou claro que respeita a soberania da Ucrânia, então o Brasil não concorda com uma invasão”, disse o vice-presidente.

A fala de Mourão irritou Bolsonaro, que rebateu dizendo que: “quem fala sobre esse assunto é Jair Bolsonaro, ninguém mais fala. Quem estiver falando está dando uma peruada”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link