Ex-assessor de Guedes, Caio Paes de Andrade é nomeado presidente da Petrobras

Atualizado em 27 de junho de 2022 às 13:26
Caio Paes de Andrade

Nesta segunda-feira (27), por sete votos a três, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para assumir a presidência da estatal. Ele é o quinto presidente da estatal no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda não foi definida uma data para a posse.

Paes de Andrade era assessor de Desburocratização do Ministério da Economia e assume a Petrobras após a renúncia de José Mauro Coelho, na última segunda-feira (20). Ele foi indicado por Bolsonaro em 23 de maio, mas não assumiu o cargo devido à necessidade de análise curricular.

O governo planeja que o economista seja interino inicialmente, assumindo o cargo de maneira permanente depois.

Caio é formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

Homem de confiança de Guedes, o economista precisará enfrentar a pressão de Jair Bolsonaro para conter preços do diesel e da gasolina e trâmites legais que podem apontar que sua indicação fere a Lei das Estatais.

No Ministério da Economia, Andrade atuava como secretário de desburocratização, onde tocou pautas como a reforma administrativa, que empacou no Congresso. Sem experiência no setor de energia, seu nome ganhou impulso pelo trabalho feito na implementação da plataforma gov.br, considerada uma revolução digital.