Ex-secretário da Defesa de Bolsonaro é convidado pelos Emirados Árabes para estatal do setor

Atualizado em 28 de março de 2023 às 12:36
Degaut (ao centro, à direita) e Eduardo Bolsonaro em reunião no Edge Group, em 26 de maio de 2022 – Foto: Edgegroup

Os Emirados Árabes Unidos convidaram o então secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa do governo Bolsonaro, Marcos Degaut, para dirigir no país a filial da estatal do setor, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Degaut já realizou diversas viagens ao país árabes e outros, visando abrir mercados para empresas brasileiras. Em maio do último ano, ele esteve ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em uma reunião no Edge Group, em Abu Dhabi.

O ex-secretário de Produtos de Defesa disse que ainda não assumiu o cargo porque o Edge Group está em processo de instalação no país. O conglomerado emirati reúne 25 empresas de diversas áreas e agora chegará ao Brasil.

Marcos Degaut e Jair Bolsonaro no aeroporto dos Emirados Árabes – Foto: Reprodução/Twitter

Ele deixou um cargo estratégico na Defesa durante o governo do ex-capitão e agora irá trabalhar para um potencial cliente do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Degaut, no entanto, descarta conflito de interesses.

“Para isso que serve a quarentena. E a Seprod [Secretaria de Produtos de Defesa] não faz aquisições, ela trabalha em formulação de fomento da indústria”, afirmou. Ele deixou o governo em agosto de 2022 e era conhecido no Itamaraty como “o homem de Bolsonaro nos Emirados”.

Ainda segundo a Folha, a primeira prioridade do grupo emirati no Brasil será negociar uma parceria com a Kryptus, a principal empresa brasileira de cibersegurança. É a empresa que cuida de certificação de urnas eletrônicas a criptografia para as Forças Armadas e Abin. “Há um início de conversas”, afirmou Degaut.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link