Fantasma da traição assombra Doria a 10 dias das prévias do PSDB

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 12:52
Eduardo Leite e João Doria disputam candidatura do PSDB à Presidência em 2022.
Imagem: Governo do Estado de São Paulo e Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A menos de duas semanas do primeiro turno das prévias, que acontece dia 21, um fantasma ronda a campanha de João Doria: o da traição.

O governador de São Paulo, tido como traidor após a conduta com Geraldo Alckmin, seu padrinho político, sente que está prestes a beber do próprio veneno na disputa interna do PSDB para a escolha do candidato à presidência em 2022.

Doria chega na reta final do primeiro turno cabeça a cabeça com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul – o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, corre por fora.

O que vem assustando seus coordenadores de campanha é o contingente de pessoas trabalhando contra a sua postulação.

LEIA também: 

1. PSDB favorece Doria em divulgação de prévias

2. Bolsonaro reclama de suspensão do orçamento secreto: “STF interfere em tudo”

3. Após embargo da China, exportação de carne bovina cai 43% no Brasil

Diferentemente de Leite e Virgílio, o governador de São Paulo tem sentido na pele a antipatia que desperta entre os correligionários tucanos.

Militantes de São Paulo, muitos com cargos no governo do Estado, dizem que a traição a Doria nas prévias é um empate necessário no jogo.

Outros enxergam na derrota do governador a possibilidade do partido recuper a pauta ´social-democrata’ da sua fundação e que ainda consta no estatuto do partido.

Doria vice de Moro?

É consenso no PSDB que Doria não ficará no partido caso seja atropelado nas prévias.

Como tem muito dinheiro, existe uma especulação de que ele possa encostar em Sérgio Moro e se oferecer para ser vice do ex-juiz de Maringá, que vai se filiar ao Podemos.

Compromisso com empresários chineses e dos Emirados Árabes

Outro grupo aposta que o gestor não tem vocação para consorte.

E que precisa sair candidato a presidente de qualquer forma para justificar as expectativas que criou entre empresários dos Emirados Árabes e chineses, países onde o governo de São Paulo mantém escritórios e que vêm sendo acompanhados de perto pelos executivos do Líde, grupo empresarial controlado pelo gestor.