FBI faz buscas na casa de fundador de grupo de extrema direita ligado a Eduardo Bolsonaro

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 15:47
James O’Keefe, do Project Veritas, e Eduardo Bolsonaro

O FBI fez uma busca na casa de James O’Keefe, fundador do grupo de extrema direita Project Veritas, no sábado, dia 6.

Essa escumalha defende espionar jornalistas por meio de câmeras ocultas e, a partir daí, distorcer fatos para espalhar notícias falsas e teorias da conspiração.

Há uma investigação sobre o roubo de um diário pertencente a Ashley Biden, filha do presidente dos EUA, relata o New York Times.

Leia também:

1 – Bolsonaro no PL: Prefeitos e vereadores preparam desfiliação em massa
2 – O que Fux disse a Arthur Lira sobre a PEC dos Precatórios
3 – Ofício do Senado ao STF diz que orçamento secreto compra votos

A operação no apartamento de O’Keefe em Mamaroneck, Nova York, ocorre um dia após ele divulgar um comunicado reconhecendo que seu bando foi abordado por pessoas que afirmavam ter o diário de Ashley.

Embora o Project Veritas não tenha publicado trechos, páginas manuscritas foram divulgadas em um site trumpista no ano passado. O’Keefe constava como presidente desse site.

Em fevereiro de 2020, numa de suas viagens aos EUA com agenda suspeita, Eduardo esteve com o sujeito e registrou o encontro no Facebook.

“James O’Keefe criou o Project Veritas, que é baseado em expor a hipocrisia da esquerda. Projeto Veritas teria muito trabalho no Brasil também!”, escreveu. 

“Não seria nada mal ter aqui. Imagina o que não rola nos corredores da Globolixo”, disse ele numa conferência do Cpac, Conservative Political Action Conference, em setembro, em Brasília.

Jair e Eduardo com camiseta do Project Veritas

Segundo o deputado, era só “dar uma câmera escondida para uma tia do zap”. Como era de se esperar, Allan dos Santos é próximo do Project Veritas e lamentou a batida do FBI.

O Cpac teve como palestrantes dois integrantes do Veritas, Jason Miller e Matthew Tyrmand.

Miller chegou a ser detido e interrogado por três horas no aeroporto de Brasília a mando de Alexandre de Moraes, como parte de um inquérito sobre a tentativa de Bolsonaro de desacreditar o sistema de votação e minar as eleições de 2022.

Protegé de Steve Bannon, ele é atualmente CEO da Gettr, plataforma de mídia social de direita criada depois que Trump foi banido do Twitter e de várias outras redes na sequência do motim do Capitólio em 6 de janeiro. 

O Project Veritas teve receita estimada de 3,7 milhões de dólares em 2015 (os dados públicos mais recentes). Donald Trump é doador e entusiasta.

Tyrmand se reuniu também com Jair Bolsonaro e outro filho, o senador Flávio, na residência oficial do presidente brasileiro. Posaram para fotos segurando camisetas e toda a palhaçada. 

É muito provável que Eduardo esteja no radar do FBI. Não seria surpresa se acabar preso numa próxima visita a seus amigos.

Jason Miller com Jair e Eduardo Bolsonaro

Ex-braço direito de Trump veio ao Brasil propagandear nova rede social

Jason Miller visitou o Brasil em setembro para divulgar a Gettr.

No Alvorada, o presidente, seu filho e Miller conversaram sobre futebol, liberdade de expressão e a viagem do mandatário aos Estados Unidos.

Posteriormente, o ex-assessor se reuniu com Ernesto Araújo e Filipe Martins.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.