Fernando Morais diz que Lula será o “maior político da história”, “acima de Getúlio”

Atualizado em 16 de novembro de 2021 às 16:21
Veja Fernando Morais
Fernando Morais no UOL. Foto: Reprodução/YouTube

O jornalista e escritor Fernando Morais falou ao UOL que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai entrar para história acima de Getúlio Vargas, presidente do Brasil entre 1930-1945 e 1951-1954.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar

2 – Exclusivo: Lava Jato combinou estratégia de “armar trincheira com prisão de Palocci” contra Lula

3 – Exclusivo: Frota diz que é contra Lira no ‘orçamento secreto’ e que o PSDB ‘parece uma oposição fake’

Morais fala de Lula e Getúlio

“A história verá que Lula foi o maior político brasileiro até hoje. Sou um defensor da obra do Getúlio Vargas, mas acho que Lula vai estar na história um degrau acima do que esteve Getúlio”, disse o autor de “Lula, biografia”, livro lançado hoje.

Na obra, Morais também aborda o papel da imprensa na prisão do ex-presidente Lula, em abril de 2018. O escritor responsabiliza parte dos veículos de comunicação pelo ocorrido.

“É inacreditável, é escandaloso o que foi feito com Lula, a favor de [Sergio] Moro. Sem a ‘Vaza Jato’, Lula estaria preso”, afirmou.

Escritor se refere à série de reportagens lançada pelo site The Intercept Brasil, que revelou troca de mensagens suspeitas entre o então juiz Sergio Moro, o então procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato.

O ex-presidente foi solto em novembro de 2019, após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

A soltura de Lula ocorreu um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado. Em abril deste ano, a Corte anulou as condenações em Curitiba e manteve Lula elegível.

No livro lançado hoje, Fernando Morais também revela que o ex-presidente Lula dormiu bem na primeira noite preso, porque achou que ficaria detido por cerca de uma semana. “Achou que, em uma semana, ou no máximo 10 dias, estaria na rua”, disse.

Durante a entrevista, sem detalhar quais teriam sido as revelações, Morais contou que o escritor Paulo Coelho rompeu o contato com ele por meses após ler o livro sobre Lula, em que ele também é citado.

A amizade só foi retomada durante um encontro em Paris.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link