Flávio Dino diz que prisão de Bolsonaro só “depende da disposição do STF”

Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 7:41
Flávio Dino e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ministro da Justiça, Flávio Dino, já debate a possibilidade de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por fraude, apropriação e desvio de bens públicos, no caso das joias sauditas recebidas de presente pelo seu governo. A informação é do colunista José Casado, da Revista Veja.

“É evidente que essa responsabilidade se acha relacionada com o próprio ex-­presidente. Não é crível que haja esse comércio inusitado de bens, com circulação de valores, e não houvesse algum tipo de ciência (dele). Eu diria que indícios múltiplos, consistentes, conduzem neste momento a um delineamento progressivo de uma responsabilidade que vai além dos assessores, por motivos lógicos”, disse Dino.

O ministro também vê o ex-mandatário “enlaçado” nos “indícios de autoria” e na “materialidade de um crime”, como já reportou a Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele, até o momento, considera prisão apenas uma hipótese. “A prisão já é debatida, mas vai depender da disposição do STF”, disparou Dino.

Flávio Dino: Frase do dia | VEJA
O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Reprodução

Vale destacar que aliados do governo Lula veem uma oportunidade para indiciar o ex-presidente por quatro possíveis crimes após as acusações levantadas por Walter Delgatti Netto, o hacker da Vaza Jato, em depoimento à CPI do 8 de janeiro.

O ex-capitão pode ser enquadrado nos crimes de golpe de Estado, escuta telefônica ilegal, participação no crime de autoacusação falsa e a participação, por indução, no delito de “incitação ao crime”.  As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de prisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link