Floriano de Azevedo Marques sinaliza voto pela condenação de Bolsonaro: “Longe da liturgia do cargo”

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 11:43
Ministro Floriano de Azevedo Marques, do TSE. Foto: Reprodução

O Ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participa do julgamento desta quinta-feira (29) que pode definir o futuro político de Jair Bolsonaro (PL) e sinaliza o voto pela condenação do ex-presidente.

O ministro destacou que não usará em seu voto fatos anteriores nem posteriores incluídos na ação após o início do processo e que analisará apenas a organização e o conteúdo da reunião com embaixadores. Segundo ele, já seriam provas suficientes.

Para Floriano de Azevedo Marques, a reunião de Bolsonaro com o embaixadores, no ano passado, caracteriza propaganda eleitoral. Ele afirmou ainda que o encontro foi usado para autopromoção do ex-presidente, atacar Lula (PT), o Judiciário e o sistema eleitoral brasileiro. E, ao usufruir da estrutura do poder público para realizar o evento, fica evidente o abuso de poder.

Ao qualificar a postura do então candidato à reeleição durante a reunião com os embaixadores, objeto da AIJE que está sendo julgada, Marques afirmou que a postura do ex-presidente estava “longe da liturgia do cargo”, conceito que repetiu algumas vezes durante a sua explanação.

Nas redes sociais, internautas comentam e fazem apostas sobre o voto do ministro. “Floriano de Azevedo Marques: nunca critiquei (mesmo)!”, escreveu uma usuária do Twitter.

“Tô gostando da linha de raciocínio e da exposição do voto do ministro Floriano de Azevedo Marques Neto. Bem didático”, disse outro.

Acompanhe o julgamento ao vivo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link