Fomos à exposição de Portinari no Masp

E foi como assistir ao massacre vietnamita, ao som de Wagner, no filme “Apocalypse Now”: perturbador, porém lindo.

A influência do cubismo de Picasso é forte na série

Estar diante das telas de Portinari na exposição Portinari – As Séries Bíblicas e Retirantes, que acontece no MASP desde o dia 18 de abril, é como ver Apocalypse Now do Coppola pela primeira vez. Assistir o ataque americano a uma aldeia vietnamita ao som de Wagner é lindo, é intragável e incomoda. Mas, é lindo. A curadoria da exposição divide-se nas duas séries que a intitulam e foram realizadas na década de 40, considerado o período mais engajado do pintor brasileiro.

As Séries Bíblicas retratam histórias do Velho e Novo Testamento de uma maneira contemporânea (sim, contemporânea até hoje) que só um artista com uma busca de descobrimento estético e ideológico como Portinari poderia explorar. É evidente (e inclusive declarado pelo próprio pintor) a influência da obra Guernica (1937) de Picasso nessas pinturas. Há o cubismo, o mesmo estilo de desenhos, a retratação monocromática e, acima de tudo, a representação do sofrimento humano. É impossível não doer com o choro da mãe que quer impedir o filho de ser cortado ao meio na tela A Justiça de Salomão (1943).

Assim como é impossível não parar por um momento e sentir a morte na linda e estarrecedora Retirantes (1944): o chão árido não tem vida e os retirantes da pintura são quase caveiras. É desumano presenciar essa tela, assim como deve ter sido desumano para Portinari pensar na situação dos retirantes nordestinos no Brasil. Todas as 3 telas exibidas da série mostram a morte indireta ou diretamente, caso da pintura Enterro na Rede (1944).

Em Guernica Picasso retratou seu incômodo e sentimento de asco ao bombardeio realizado por alemães na cidade espanhola em apoio à ditadura de Franco. Diz-se que, durante a ocupação alemã na França, vários oficiais nazistas entraram no ateliê do Pintor e, ao depararem-se com Guernica, perguntaram se ele havia feito “aquilo”. Ao que Picasso respondeu: não, foram vocês. Imagino ser essa a mesma sensação de desconforto que moveu Portinari ao pintar Retirantes e todas as obras em exibição.

Totalizando 11 telas (8 da série Bíblicas e 3 da Retirantes) , a  exposição mostra a genialidade de Portinari transitando entre diferentes estilos. É impossível não sentir: as telas vão da alma de Portinari para a do espectador. Sem interferências no caminho.

Para quem se interessar:

  • Local: Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César
  • Data: de 18/4 a 14/7
  • Entrada: R$ 15 (de terça-feira a entrada é grátis)
Em Retirantes, o chão árido não tem vida e os personagens são quase caveiras
Anna Valéria Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, cursou também Criação Literária na Academia Internacional de Cinema. Neste ano decidiu fazer da escrita sua profissão. Anna agora traz suas análises e dicas de cultura DCM.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Anna Valéria Medeiros

Recent Posts

Novos temporais podem atingir o Rio Grande do Sul na próxima semana

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, alertou…

2 horas ago

RS: animais morrem afogados após Cobasi ser inundada dentro de shopping

Animais que eram comercializados em uma loja do Praia de Belas Shopping em Porto Alegre,…

3 horas ago

Carlos Nobre: Brasil corre o risco de ser um país “arrasado por desastres naturais”

O climatologista Carlos Nobre, considerado referência internacional em aquecimento do planeta, deixou um alerta: "Ou…

3 horas ago

Governo Lula libera mais de R$ 270 milhões para o RS e seus municípios

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise climática devastadora, e todas as consequências dessa…

4 horas ago

Parentes e pessoas próximas são os maiores agressores dos homossexuais, diz estudo

Um levantamento detalhado, baseado em registros da Polícia Civil e dos serviços de saúde da…

4 horas ago

SEXTOU com Bemvindo Sequeira

https://www.youtube.com/watch?v=mGlj3BaDJio Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o ator…

5 horas ago