França enfrenta terceira noite de protestos por morte de adolescente

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 23:31
Carros incendiados durante protestos na França. Foto: Reprodução

A onda de protestos contra o racismo e a violência policial continua nesta quinta-feira (29), pela terceira noite consecutiva, na França. As manifestações começaram após um policial atirar e matar um adolescente de 17 anos, na manhã da última terça-feira (27).

Apesar do reforço de 40 mil agentes, manifestantes saíram às ruas em diferentes regiões francesas. Um balanço oficial apontava que 176 pessoas tinham sido presas até a meia-noite.

Nesta tarde, cerca de 6,2 mil pessoas participaram de uma manifestação organizada pela família de Naël. A marcha terminou com confronto entre policiais e manifestantes.

O jovem foi abordado por dois policiais por supostamente infringir leis de trânsito. Uma versão inicial da polícia alegou que o agente atirou no adolescente depois dele avançar com o carro em direção aos policiais. Essa declaração, no entanto, foi desmentida após uma filmagem mostrar os agentes ao lado do carro, que estava parado, apontando uma arma para o motorista.

A Justiça decretou a prisão preventiva do policial, de 38 anos, por homicídio doloso.

Em Nanterre, subúrbio parisiense, manifestantes atearam fogo em carros, bloquearam ruas e atiraram projéteis contra a polícia.

Durante a noite, bases policiais e outros prédios públicos, incluindo escolas, foram queimados. Ao menos 170 agentes de segurança ficaram feridos tentando conter o tumulto.

Veja os vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link